O Antigo e o Novo Testamento

10/09/2011 17:32

 

    ISAÍAS 28:9-10 “A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali

 

    De acordo com o que está escrito acima em ISAÍAS 28:9-10, para que possamos entender melhor a doutrina, é necessário ajuntar as partes das escrituras e seguir uma mesma linha de raciocínio para um mesmo assunto. Desta vez, estaremos acompanhando algumas passagens relacionadas com o Velho Testamento, ao qual muitos se utilizam dele para encontrar argumentos encobrindo a existência de uma realidade proveniente das sombras do passado para causa de ganho.

    1ª CORÍNTIOS 5:7-8 “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade

     A verdade está oculta há séculos, e somente através dela que podemos nos dar conta do quanto que fomos manipulados, onde somente através das escrituras que a realidade aparece, como também está escrito em JOÃO 8:32. A idéia da prosperidade financeira acaba por conduzir muitas pessoas a ganância e ao egoismo, indo aos "templos de pedra" ao qual o Altíssimo não habita, como está escrito em ATOS 7:46 à 49 para requerer bens e ganhos materiais, esquecendo assim dos irmãos que estão passando necessidades e injustiças, como exemplo pelo mercado de trabalho "absurdamente seletivo, arrogante e ignorante" através da glória do "papel / diploma" dos favorecidos, ao invés da honestidade e da humildade dos necessitados onde poucos tem a chance sequer de uma oportunidade de experiência como exemplo.

    LUCAS 12:1-2 “Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido

    MATEUS 16:12 “Estai atentos e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”

    O Antigo Testamento foi transitório pois era necessário para a época, mas a misericórdia do Altíssimo nos enviou Seu Filho para que nós (gentios e não judeus) possamos ter a chance da salvação. O Antigo e o Novo Testamento não se devem misturar, pois o Salvador veio para que a Lei se cumpra e os que tem sentidos endurecidos não possam influenciar os que conhecem a verdade, lembrando que a verdade está no Filho do Altíssimo como o único mediador entre o Criador e os homens.

    2ª CORÍNTIOS 3:13-16 “E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido ou ab-rogado; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.”

    HEBREUS 10:1 “Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.”

     O Novo Testamento é a nova e melhor aliança, pois se o seguirmos fielmente, dificilmente seremos enganados e conseguentemente destruídos por falta de conhecimento (como escrito em ISAÍAS 9:15-16 e OSÉIAS 4:6).

    HEBREUS 7:22 “De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador

     Agora outro assunto importante, leia e confira em HEBREUS 9:16.

    HEBREUS 9:16 “Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador

    De acordo com o que está escrito, concordamos que a herança somente é dada após a morte do testador, ou seja, toda a herança e os bens do Messias foram entregues para a humaninade após sua morte, portanto, podemos facilmente entender que o Novo Testamento se inicia com a morte do Filho do Nosso Pai Eterno e nos atentamos que o nosso Salvador em vida ainda estava caminhando sob a lei do Velho Testamento.

    O Filho do Nosso Pai Eterno estava sendo perseguido no Velho Testamento, as práticas de perseguição estavam sendo feitas pelos Judeus no Velho Testamento e com o Novo Testamento também seremos, pois o verdadeiro indivíduo que seguir fielmente o Novo Testamento será odiado por todos: JOÃO 15:18-19 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia”

    De acordo com o que está escrito em HEBREUS 9:16, perguntamos: Na bíblia onde realmente deve se iniciar o Novo Testamento? Jesus e seus discípulos edificaram algum templo de pedra? Cobravam algum dízimo para se manterem ou as despesas desse próprio templo? Qual o significado do novo Templo sendo que o véu do antigo templo (feito por mãos de homens) rasgou-se de cima a baixo como assim também está escrito em MARCOS 15:38, LUCAS 23:45 e MATEUS 27:51?

    O nosso Salvador e seus discípulos caminhavam e visitavam as casas das pessoas necessitadas e as ajudavam, ao ler as escrituras entendemos que eles também foram expulsos do templo.

    LUCAS 22:20 “Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.”

    As denominações procuram misturar o Velho e o Novo Testamento de modo confuso e sem sentido, pois alegam estar com Jesus Cristo (Novo Testamento) mas utilizam-se do velho para justificar os dízimos (que somente aqueles da trivo de Levi tinham permissão divina para colher, bem como devo lembrar que dízimo nunca foi dinheiro!) para se manterem bem como os templos de pedra.

    LUCAS 5:39 "E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho"

     Lembremos sempre que:

    TIAGO 1:26-27 “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”

    EFÉSIOS 4:28 "Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade"

    O Novo Testamento é o caminho, pois o Messias veio para que a Lei do Nosso Pai Eterno se cumpra:

    MATEUS 22:37-40 "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem TODA A LEI e os profetas.

    MARCOS 2:20-22 “Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo (Messias), e então jejuarão naqueles dias. Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos".

    MATEUS 9:17 “Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam

    Os mandamentos do Velho Testamento resumem-se no Novo Testamento com a nova aliança, conforme dito por nosso Salvador: 

    ROMANOS 13:9 “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo

     Reflita abaixo:

    TITO 1:10 “Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão

     Leia também: Os fariseus da modernidade

    Que o Altíssimo esteja com todos.