O verdadeiro templo do Criador
João 4:21-23 "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."
1ª CORÍNTIOS 3:16 “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Ora se alguém maltrata o templo de Deus, Deus maltratá-lo-á. Porque sagrado é o templo de Deus, e tal templo sois vós”
Dentre tantas outras, esta mensagem contida nas escrituras pode-se resumir a importância da verdade para que não se cometam erros e abominações como muito ocorreram no passado ao qual infelizmente hoje tais costumes se repetem como resultados de poder e superioridade:
COLOSSENSES 2:17 “Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”
O Messias ergueu um único templo em 3 dias (templo de seu corpo) e, após sua morte, o templo de pedra foi destruído. De acordo com as escrituras, em especial com o Novo Testamento, o templo de pedra jamais deve ser adorado, porém, atualmente muitos associam e o intitulam erroneamente como sendo "a casa de deus" que, na verdade, não passa de uma blasfêmia, pois o templo de pedra é para o deus de Salomão, um deus desconhecido, um deus que habitaria nas trevas:
1 REIS 8:12 "Então falou Salomão: O SENHOR disse que ele habitaria nas trevas." (Que deus seria este que habitaria nas trevas e que habita agora nos templos de pedra ao qual foi destruído com a morte do Messias na cruz? Houve alguma autorização divina para que se construísse outro templo de pedra?)
2 CRÔNICAS 9:13 "E o peso do ouro, que vinha em um ano a Salomão, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro". Qual seria a associação desse número com Salomão? Por que isso não é dito para os "fiéis"???
APOCALIPSE 13:18 "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis."
Confirme também:
ATOS 7:47-49 “E Salomão lhe edificou casa; Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?”
Será que devemos reduzir a Grandiozidade do Nosso Pai que Criou o Céu e a Terra para uma "caixinha de pedra" ao qual alegam ser como "a casa de deus"?
Devemos primeiramente amar Nosso Pai sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos, pois, nós somos o templo do Criador vivente ao qual devemos nos respeitar mutuamente:
1ª CORÍNTIOS 3:16 “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Ora se alguém maltrata o templo de Deus, Deus maltratá-lo-á. Porque sagrado é o templo de Deus, e tal templo sois vós”
Ora! Só falta dizer: Será que você não percebe, não acorda e não se toca que você mesmo é o templo do Altíssimo vivente? Ora!!! Como pode um templo entrar dentro de outro templo irmão??? Por favor entenda!
1ª CORÍNTIOS 6:19 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
Desde os primórdios, o homem possui a errônea tendência em sentir a necessidade de idolatrar ou admirar as coisas criadas por outros homens cometendo um grave erro podendo gerar consequências desastrosas rumo à perdição, portanto, procure se afastar da idolatria e dos templos de pedra (pegue sua bíblia e confirme):
2ª CORÍNTIOS 6:16-18 “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.”
AGEU 2:9 “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.” A glória da última casa, o templo do seu corpo, o Novo Testamento, o novo templo construído pelo Messias em 3 dias.
Como está escrito em Colossenses 2:17 "Que são sombras das coisas futuras", os verdadeiros que hoje seguem fielmente as palavras do Messias são confrontados por um sistema religioso semelhante aos fariseus e aos amantes das sinagogas daquela época, onde a verdade contida nas escrituras é sufocada pela ignorância, arrogância, ambição e idolatria:
ATOS 17:24 “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”
Como o Messias, Estêvão foi expulso e apedrejado porque pregava a verdade contra os templos feitos por mãos de homens. Agora perguntamos, atualmente o que lhe aconteceria? Quantos não "rangeriam os dentes" se tú dizer esta verdade dentro das sinagogas do século XXI? Sugerimos ler o capítulo inteiro:
ATOS 7:59 “E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.”
HEBREUS 13:10 “Temos um altar (Messias), de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo (templo)
O Messias não foi mais aceito no templo deles (você que lê a bíblia deve saber que o templo de pedra foi destruído após a morte do Messias na cruz. Pergunto por que???):
JOÃO 11:56 “Buscavam, pois, a Jesus, e diziam uns aos outros, estando no templo: Que vos parece? Não virá à festa? Ora, os principais dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que, se alguém soubesse onde ele estava, o denunciasse, para o prenderem.”
Quando nosso Salvador estava no templo pregando a verdade, muitos até acreditavam nele, mas ficavam calados para que não fossem expulsos da sinagoga deles:
JOÃO 12:42 “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele (Messias); mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou”
Ele edificou um novo templo, não feito por mãos de homens, e quem julga hoje os templos de pedra, é considerado pelos fariseus como um "homem sem Deus", "incrédulo", "perdido", etc. Mas está absolutamente claro que o nosso Salvador pregava contra os templos de pedra:
JOÃO 2:19-21 “Jesus respondeu, e disse-lhes: Derrubai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.”
1 CORÍNTIOS 11:29 "Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor."
Leia também: A Eucaristia
Os templos de pedra são coisas que ficaram no Antigo Testamento, mas o Novo Testamento foi deixado pelo Messias e é o único caminho para a salvação, pois é o único mediador entre o homem e o Criador do céu e da terra. Lembrando que também foi expulso do templo:
JOÃO 8:59 “Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.”
MARCOS 14:58 “Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens”
MARCOS 15:38 “E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo”.
É de extrema importância que cada um de nós pesquise e busque a verdade contida nas escrituras, pois com certeza estamos cercados por muitos lobos em pele de cordeiro, "que enganariam, se possível fora, até os eleitos".
MATEUS 24:1-2 “E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.”
As pessoas atualmente sob influência da mídia, das propagandas, da música etc, sentem a necessidade de sempre ouvir coisas boas, pois terão COMICHÃO NOS OUVIDOS negando o reconhecimento da verdade, voltando-se para as fábulas e fantasias do mundo moderno. Hoje em dia, note que se você comentar coisas muito sérias sobre diversos assuntos importantes e reais, muitos dizem algo do tipo "deixe a tristeza pra lá, canta forte canta alto que a vida vai melhorar", já ouviu isso de algum lugar???:
2ª TIMÓTEO 4:3, 4 “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.”
Acredite no que desejar, porém a realidade está sendo exposta. Porque "nada podemos contra a verdade, senão pela verdade". Não seria o Apocalipse profetizado?
MATEUS 6:5, 6 “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”
Você pode estar se perguntando, que tipo de galardão se refere?
2ª PEDRO 2:13 “Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;”
Alguns fariseus do século XXI para convencer as pessoas a irem ao templo de manipução, citam: Mateus 18:20 "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Mas se você for uma pessoa que adora Nosso Pai em VERDADE e ESPÍRITO, com certeza vai confirmar nas escrituras e concluirá que trata-se de retenção de ovelhas em apriscos, leia um pouco antes e você irá concluir a decepção de estar sendo enganado, pois nosso Salvador jamais entraria em contradição, você perceberá que esse versículo de Mateus 18 refere-se ao irmão que pecar contra tí, não para orar, vejamos com a máxima atenção:
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mateus 18:15-20
MATEUS 18:15-20 "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja (cuja O Messias é a cabeça da igreja conforme EFÉSIOS 5:23, ou seja, o templo criado em 3 dias, igreja são os que acreditam no TEMPLO DE SEU CORPO citado em JOÃO 2:21, definitivamente NÃO o templo de pedra); e, se também não escutar a igreja (JOÃO 2:21, EFÉSIOS 5:23), considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
"tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu", claro! Vejamos: Mateus 16:9 "dar-te-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus" Está claro que a verdade do Messias é a que verdadeiramente liberta. Lembro ainda quando o Messias diz aos fariseus: Lucas 11:52 "Ai de vós, doutores da lei! porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam". Ora! Ainda não está claro? Basta refletir!
Voltando ao raciocínio eu pergunto:
Em algum momento diz para orarmos de modo que justifique a necessidade de nossa ida ao templo de pedra??? Pois ao orarmos, o Messias mesmo diz onde, em Mateus 6:5-6.
Deu para perceber as garras do lobo? Ora!!! Não está escrito em JOÃO 10:11? "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Pergunto: Qual o pastor de hoje que daria a vida pelas ovelhas???
O templo ficou no Antigo Testamento e a Nova Aliança com Messias o véu do templo de pedra rasgou-se em dois, de alto a baixo e fenderam-se as pedras (MATEUS 27:51, LUCAS 23:45, MARCOS 15:38), e não podemos usar remendo novo em pano velho e nem vinho novo em odres velhos (MARCOS 2:21, MATEUS 9:16, LUCAS 5:36, MARCOS 2:22, LUCAS 5:37, MATEUS 9:17). Com isso questiono, qual o verdadeiro templo para você???
A igreja não é formada por um local físico, e sim por pessoas, caso não encontre um grupo que esteja de acordo com as escrituras, existe a opção de reunir familiares, amigos ou mesmo com um estranho, estando dois ou mais já se faz uma igreja, isso é congregar-se, reunir-se pelo evangelho, definitivamente não existe a necessidade de um local físico específico.
Veja também: Os fariseus da modernidade.